O Anchor CMS é um Mecanismo de Blog do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) super simples e extremamente leve, gratuito e de código aberto que suporta edição de conteúdo em Markdown ou HTML, e é totalmente compatível com o i18n pronto para uso. Criar e modificar temas é tão fácil quanto escrever alguns PHP e HTML / CSS muito simples, então não há novas linguagens de templates para aprender. O Anchor CMS pesa apenas 250KB (comprimido), por isso é a solução perfeita para desenvolvedores web e blogueiros que estão cansados do bloatware e querem apenas um mecanismo de blog simples e minimalista que faça o trabalho sem complicações extras.
Neste tutorial vamos instalar o Anchor CMS em um VPS de 9 LAMPs Debian usando o servidor web Apache, PHP 7.1 e um banco de dados MariaDB.
Pré-requisitos
- Uma instância limpa do servidor Site & Site Debian 9 com acesso SSH
Etapa 1: adicionar um usuário do Sudo
Vamos começar adicionando um novo sudo
usuário.
Primeiro, entre no seu servidor como root
:
ssh [email protected]_VULTR_IP_ADDRESS
O sudo
comando não é instalado por padrão na instância do servidor Vultr Debain 9, então vamos instalar primeiro sudo
:
apt-get -y install sudo
Agora adicione um novo usuário chamado user1
(ou seu nome de usuário preferido):
adduser user1
Quando solicitado, insira uma senha segura e memorável. Você também será solicitado para o seu “Nome Completo” e alguns outros detalhes, mas você pode simplesmente deixá-los em branco pressionando Enter
.
Agora, verifique o /etc/sudoers
arquivo para certificar-se de que o sudoers
grupo esteja ativado:
visudo
Procure por uma seção como esta:
%sudo ALL=(ALL:ALL) ALL
Esta linha nos diz que os usuários que são membros do sudo
grupo podem usar o sudo
comando para obter root
privilégios. Será descomentado por padrão, então você pode simplesmente sair do arquivo.
Em seguida, precisamos adicionar user1
ao sudo
grupo:
usermod -aG sudo user1
Podemos verificar a user1
associação ao grupo e verificar se o usermod
comando funcionou com o groups
comando:
groups user1
Agora use o su
comando para mudar para a nova user1
conta de usuário do sudo :
su - user1
O prompt de comando será atualizado para indicar que você está logado na user1
conta. Você pode verificar isso com o whoami
comando:
whoami
Agora, reinicie o sshd
serviço para que você possa efetuar login ssh
com a nova conta de usuário sudo não-raiz que você acabou de criar:
sudo systemctl restart sshd
Saia da user1
conta:
exit
Saia da root
conta (que desconectará sua ssh
sessão):
exit
Agora você pode ssh
entrar na instância do servidor do seu host local usando a nova user1
conta de usuário sudo não raiz :
ssh [email protected]_VULTR_IP_ADDRESS
Se você quiser executar o sudo sem ter que digitar uma senha toda vez, abra o /etc/sudoers
arquivo novamente, usando visudo
:
sudo visudo
Edite a seção do sudo
grupo para que fique assim:
%sudo ALL=(ALL) NOPASSWD: ALL
Por favor note: Desabilitar o requisito de senha para o usuário sudo não é uma prática recomendada, mas está incluída aqui, pois pode tornar a configuração do servidor muito mais conveniente e menos frustrante, especialmente durante sessões de administração de sistemas mais longas. Se você estiver preocupado com as implicações de segurança, sempre poderá reverter a alteração da configuração para o original depois de concluir as tarefas de administração.
Sempre que você quiser efetuar login na root
conta de usuário a partir da conta de sudo
usuário, use um dos seguintes comandos:
sudo -i
sudo su -
Você pode sair da root
conta e retornar à sua sudo
conta de usuário a qualquer momento simplesmente digitando o seguinte:
exit
Etapa 2: Atualize o Sistema Debian 9
Antes de instalar qualquer pacote na instância do servidor Debian, nós iremos primeiro atualizar o sistema.
Certifique-se de ter efetuado login no servidor usando um usuário sudo não-root e execute os seguintes comandos:
sudo apt-get update
sudo apt-get -y upgrade
Etapa 3: instalar o servidor da Web Apache
Instale o servidor da web Apache:
sudo apt-get -y install apache2
Em seguida, use o systemctl
comando para iniciar e permitir que o Apache seja executado automaticamente no momento da inicialização:
sudo systemctl enable apache2
sudo systemctl start apache2
Verifique seu arquivo de configuração do site padrão do Apache para garantir que a DocumentRoot
diretiva aponte para o diretório correto:
sudo vi /etc/apache2/sites-enabled/000-default.conf
A DocumentRoot
opção de configuração ficará assim:
DocumentRoot "/var/www/html"
Agora precisamos ativar o mod_rewrite
módulo Apache, portanto, certifique-se de que o arquivo de configuração do site padrão do Apache ainda esteja aberto e adicione as seguintes Directory
diretivas do Apache logo antes da </VirtualHost>
tag de fechamento , para que o final do arquivo de configuração seja assim:
<Directory /var/www/html/>
Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
AllowOverride All
Order allow,deny
allow from all
</Directory>
</VirtualHost>
A diretiva mais importante mostrada acima é AllowOverride All
.
Agora salve e saia do arquivo e ative o mod_rewrite
módulo do Apache:
sudo a2enmod rewrite
Vamos reiniciar o Apache no final deste tutorial, mas reiniciar o Apache regularmente durante a instalação e configuração é certamente um bom hábito, então vamos fazer agora:
sudo systemctl restart apache2
Etapa 4: Instalar o PHP 7.0
Agora podemos instalar o PHP 7.0 juntamente com todos os módulos PHP necessários para o Anchor CMS:
sudo apt-get -y install php php-gd php-mbstring php-common php-mysql php-imagick php-xml libapache2-mod-php php-curl php-tidy php-zip
Etapa 5: Instale o servidor MariaDB (MySQL)
O Debian 9 é padronizado para usar o servidor de banco de dados MariaDB, que é um substituto avançado, completamente aberto, desenvolvido pela comunidade, para o servidor MySQL.
Instale o servidor de banco de dados MariaDB:
sudo apt-get -y install mariadb-server
Inicie e permita que o servidor MariaDB seja executado automaticamente no momento da inicialização:
sudo systemctl enable mariadb
sudo systemctl start mariadb
Proteja sua instalação do servidor MariaDB:
sudo mysql_secure_installation
A root
senha ficará em branco, basta pressionar enter quando for solicitada a root
senha.
Quando solicitado a criar um root
usuário MariaDB / MySQL , selecione “Y” (para sim) e insira uma root
senha segura . Simplesmente responda “Y” a todas as outras perguntas sim / não, pois as sugestões padrão são as opções mais seguras.
Etapa 6: Criar Banco de Dados para o Anchor CMS
Faça o login no shell do MariaDB como o root
usuário do MariaDB , executando o seguinte comando:
sudo mariadb -u root -p
Para acessar o prompt de comando do MariaDB, basta digitar a root
senha do MariaDB quando solicitado.
Execute as seguintes consultas para criar um banco de dados e um usuário do banco de dados MariaDB para o Anchor CMS:
CREATE DATABASE anchor_db CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_general_ci;
CREATE USER 'anchor_user'@'localhost' IDENTIFIED BY 'UltraSecurePassword';
GRANT ALL PRIVILEGES ON anchor_db.* TO 'anchor_user'@'localhost';
FLUSH PRIVILEGES;
EXIT;
Você pode substituir o nome do banco de dados anchor_db
e o nome de usuário anchor_user
por algo mais a seu gosto, se preferir. Além disso, certifique-se de substituir “UltraSecurePassword” por uma senha realmente segura.
Etapa 7: Instalar Arquivos CMS de Âncora
Altere seu diretório de trabalho atual para o diretório da web padrão:
cd /var/www/html/
Se você receber uma mensagem de erro dizendo algo como, em 'No such file or directory'
seguida, tente o seguinte comando:
cd /var/www/ ; sudo mkdir html ; cd html
Seu atual diretório de trabalho agora deve ser: /var/www/html/
. Você pode verificar isso com o pwd
comando (diretório de trabalho de impressão):
pwd
Agora use wget
para baixar o pacote de instalação do Anchor CMS:
sudo wget https://github.com/anchorcms/anchor-cms/archive/0.12.3a.zip
Por favor note: Você deve definitivamente verificar a versão mais recente visitando a página de download do Anchor CMS .
Liste o diretório atual para verificar se você fez o download do arquivo com sucesso:
ls -la
Remover index.html
:
sudo rm index.html
Altere a propriedade dos arquivos da web para evitar problemas de permissão:
sudo chown -R www-data:www-data * ./
Reinicie o Apache novamente:
sudo systemctl restart apache2
Etapa 8: Instalar e Executar o Composer
O Anchor CMS requer que usemos composer
para baixar alguns plugins, então precisamos primeiro instalar composer
:
sudo apt-get -y install composer
Agora, verifique se você está no diretório webroot:
cd /var/www/html
Execute o compositor usando o www-data
usuário:
sudo -u www-data composer install -d /var/www/html/
Você deve ver algumas mensagens de aviso composer
sobre não conseguir gravar no cache, mas não se preocupe muito com isso, pois tudo ainda deve ser instalado corretamente.
Agora estamos prontos para avançar para a etapa final.
Etapa 9: Concluir a instalação do CMS de ancoragem
É hora de visitar o endereço IP da instância do seu servidor no seu navegador, ou se você já tiver configurado suas configurações de DNS da Vultr (e com tempo suficiente para propagar), basta visitar seu domínio.
Para acessar a página de instalação do Anchor CMS, insira o endereço IP da instância do Vultr na barra de endereços do navegador, seguido por /index.php
:
http://YOUR_VULTR_IP_ADDRESS/index.php
A maioria das opções de instalação é autoexplicativa, mas aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:
- Na página inicial do Anchor CMS, basta clicar no
Run the installer
botão para iniciar o processo de instalação. - Selecione seu
Language
eTimezone
clique noNext Step
botão. - Na
Database Details
página, insira os seguintes valores do banco de dados:Database Host: localhost Port: 3306 Username: anchor_user Password: UltraSecurePassword Database Name: anchor_db Table Prefix: anchor_ Collation: utf8_unicode_ci
Clique
Next Step
para continuar. - Na
Site metadata
página, insira os seguintes detalhes:Site Name: <your site name> Site Description: <a site description> Site Path: /
Clique
Next Step
para continuar. - Em seguida, insira os detalhes de login do administrador apropriados:
Username: admin Email Address: <admin email address> Password: <admin password>
- Clique no
Complete
botão para finalizar a instalação.
Você verá uma página verde brilhante com a mensagem Install complete!
.
Para acessar a seção de administração, basta clicar no Visit your admin panel
botão e digitar seu nome de usuário e senha. Se você não for redirecionado para a página de login do administrador, poderá inserir o endereço de administrador manualmente:
http://YOUR_VULTR_IP_ADDRESS/admin/panel
Por motivos de segurança, exclua o /install/
diretório do diretório webroot:
sudo rm -rf ./install/
Agora você está pronto para começar a adicionar seu conteúdo e configurar a aparência do seu site. Certifique-se de verificar a documentação do Anchor CMS para obter mais informações sobre como construir e configurar seu site.