Contexto O CMS 1.8.0 é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) simples e flexível, otimizado para dispositivos móveis, gratuito e de código aberto que permite que os web designers projetem sites da web incríveis sem qualquer conhecimento de linguagens de programação da web. O CMS 1.8.0 oferece um controle de acesso avançado, uma API robusta, instalação complementar integrada e é projetado tendo as melhores práticas de segurança da Web em mente.
Neste tutorial vamos instalar o Backdrop CMS 1.8.0 em um VPS de 9 LAMPs Debian usando o servidor web Apache, PHP 7.1, e um banco de dados MariaDB.
Pré-requisitos
- Uma instância limpa do servidor Site & Site Debian 9 com acesso SSH
Etapa 1: adicionar um usuário do Sudo
Vamos começar adicionando um novo sudo
usuário.
Primeiro, entre no seu servidor como root
:
ssh [email protected]_VULTR_IP_ADDRESS
O sudo
comando não é instalado por padrão na instância do servidor Site & Site Debian 9, então vamos instalar primeiro sudo
:
apt-get -y install sudo
Agora adicione um novo usuário chamado user1
(ou seu nome de usuário preferido):
adduser user1
Quando solicitado, insira uma senha segura e memorável. Você também será solicitado para o seu “Nome Completo” e alguns outros detalhes, mas você pode simplesmente deixá-los em branco, pressionando ” Enter
“.
Agora, verifique o /etc/sudoers
arquivo para certificar-se de que o sudoers
grupo esteja ativado:
visudo
Procure por uma seção como esta:
%sudo ALL=(ALL:ALL) ALL
Esta linha nos diz que os usuários que são membros do sudo
grupo podem usar o sudo
comando para obter root
privilégios. Deve ser descomentado por padrão, então você pode simplesmente sair do arquivo.
Em seguida, precisamos adicionar user1
ao sudo
grupo:
usermod -aG sudo user1
Podemos verificar a user1
associação ao grupo e verificar se o usermod
comando funcionou com o groups
comando:
groups user1
Agora use o su
comando para mudar para a nova user1
conta de usuário do sudo :
su - user1
O prompt de comando será atualizado para indicar que você está logado na user1
conta. Você pode verificar isso com o whoami
comando:
whoami
Agora, reinicie o sshd
serviço para que você possa efetuar login ssh
com a nova conta de usuário sudo não-raiz que você acabou de criar:
sudo systemctl restart sshd
Saia da user1
conta:
exit
Saia da root
conta (que desconectará sua ssh
sessão)
exit
Agora você pode ssh
entrar na instância do servidor do seu host local usando a nova user1
conta de usuário sudo não raiz :
ssh [email protected]_VULTR_IP_ADDRESS
Se você deseja executar sudo
sem ter que digitar uma senha toda vez, abra o /etc/sudoers
arquivo novamente, usando visudo
:
sudo visudo
Edite a seção do sudo
grupo para que fique assim:
%sudo ALL=(ALL) NOPASSWD: ALL
Por favor note: Desabilitar o requisito de senha para o usuário sudo não é uma prática recomendada, mas está incluída aqui, pois pode tornar a configuração do servidor muito mais conveniente e menos frustrante, especialmente durante sessões de administração de sistemas mais longas. Se você estiver preocupado com as implicações de segurança, sempre poderá reverter a alteração da configuração para o original depois de concluir as tarefas de administração.
Sempre que você quiser efetuar login na root
conta de usuário a partir da conta de sudo
usuário, use um dos seguintes comandos:
sudo -i
sudo su -
Você pode sair da root
conta e voltar para sua sudo
conta de usuário a qualquer momento simplesmente digitando:
exit
Etapa 2: Atualize o Sistema Debian 9
Antes de instalar qualquer pacote na instância do servidor Debian, nós iremos primeiro atualizar o sistema.
Certifique-se de ter efetuado login no servidor usando um usuário sudo não-root e execute os seguintes comandos:
sudo apt-get update
sudo apt-get -y upgrade
Etapa 3: instalar o servidor da Web Apache
Instale o servidor da web Apache:
sudo apt-get -y install apache2
Em seguida, use o systemctl
comando para iniciar e permitir que o Apache seja executado automaticamente no momento da inicialização:
sudo systemctl enable apache2
sudo systemctl start apache2
Verifique seu arquivo de configuração do site padrão do Apache para garantir que a DocumentRoot
diretiva aponte para o diretório correto:
sudo vi /etc/apache2/sites-enabled/000-default.conf
A DocumentRoot
opção de configuração deve ficar assim:
DocumentRoot "/var/www/html"
Agora salve e saia do arquivo e ative o mod_rewrite
módulo do Apache:
sudo a2enmod rewrite
Vamos reiniciar o Apache no final deste tutorial, mas reiniciar o Apache regularmente durante a instalação e configuração é certamente um bom hábito, então vamos fazer agora:
sudo systemctl restart apache2
Etapa 4: Instalar o PHP 7.0
Agora podemos instalar o PHP 7.0 junto com todos os módulos PHP necessários para o Backdrop CMS:
sudo apt-get -y install php php-gd php-mbstring php-common php-mysql libapache2-mod-php php-curl
Etapa 5: Instale o MariaDB (MySQL)
O Debian 9 usa como padrão o banco de dados MariaDB, que é um substituto avançado, totalmente aberto, desenvolvido pela comunidade, para o MySQL.
Instale o banco de dados MariaDB:
sudo apt-get -y install mariadb-server
Inicie e permita que o MariaDB seja executado automaticamente no momento da inicialização:
sudo systemctl enable mariadb
sudo systemctl start mariadb
E proteja sua instalação do servidor MariaDB:
sudo mysql_secure_installation
A root
senha provavelmente ficará em branco, então pressione ” Enter
” quando for solicitada a root
senha.
Quando solicitado a criar um root
usuário MariaDB / MySQL , selecione ” Y
” (para sim) e insira uma root
senha segura . Simplesmente responda ” Y
” a todas as outras perguntas sim / não, pois as sugestões padrão são as opções mais seguras.
Etapa 6: Criar Banco de Dados para o CMS de Cenário
Faça o login no shell do MariaDB como o root
usuário do MariaDB , executando o seguinte comando:
sudo mariadb -u root -p
Para acessar o prompt de comando do MariaDB, basta digitar a root
senha do MariaDB quando solicitado.
Execute as seguintes consultas para criar um banco de dados e um usuário do banco de dados MariaDB para o Backdrop CMS:
CREATE DATABASE backdrop_db CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_general_ci;
CREATE USER 'backdrop_user'@'localhost' IDENTIFIED BY 'UltraSecurePassword';
GRANT ALL PRIVILEGES ON backdrop_db.* TO 'backdrop_user'@'localhost';
FLUSH PRIVILEGES;
EXIT;
Você pode substituir o nome do banco de dados backdrop_db
e o nome de usuário backdrop_user
por algo mais a seu gosto, se preferir. Além disso, certifique-se de substituir ” UltraSecurePassword
” por uma senha realmente segura.
Etapa 7: Instalar os arquivos CMS do Backdrop
Altere seu diretório de trabalho atual para o diretório da web padrão:
cd /var/www/html/
Se você receber uma mensagem de erro dizendo algo como, em 'No such file or directory'
seguida, tente o seguinte comando:
cd /var/www/ ; sudo mkdir html ; cd html
Seu atual diretório de trabalho agora deve ser: /var/www/html/
. Você pode verificar isso com o pwd
comando (diretório de trabalho de impressão):
pwd
Agora use wget
para baixar o pacote de instalação do Backdrop CMS:
sudo wget https://github.com/backdrop/backdrop/releases/download/1.8.0/backdrop.zip
Por favor, note: Você deve definitivamente verificar a versão mais recente, visitando a página de download do Backdrop CMS .
Liste o diretório atual para verificar se você fez o download do arquivo com sucesso:
ls -la
Vamos instalar rapidamente unzip
para que possamos descompactar o arquivo:
sudo apt-get -y install unzip
Agora descompacte o arquivo zip:
sudo unzip backdrop.zip
Mova todos os arquivos de instalação para o diretório raiz da web:
sudo mv backdrop/* /var/www/html
Altere a propriedade dos arquivos da web para evitar problemas de permissão:
sudo chown -R www-data:www-data *
Vamos reiniciar o Apache novamente:
sudo systemctl restart apache2
Agora estamos prontos para avançar para a etapa final.
Etapa 10: Instalação completa do CMS do Backdrop
Antes de executar o instalador do Backdrop CMS, primeiro editaremos o arquivo de configurações do Backdrop CMS settings.php
para garantir que o Backdrop CMS detecte corretamente as configurações do banco de dados. Certifique-se de estar no diretório webroot e abra o arquivo de configurações:
sudo vi settings.php
Agora encontre a seguinte linha em settings.php
:
$database = 'mysql://user:[email protected]/database_name';
Edite-o para que fique assim:
$database = 'mysql://backdrop_user:[email protected]/backdrop_db';
Agora estamos prontos para executar o instalador do Backdrop CMS, portanto, visite o endereço IP da sua instância do servidor Vultr no seu navegador, ou se você já tiver configurado suas configurações de DNS da Vultr (e se tiver tempo suficiente para propagá-las), visite o domínio:
http://YOUR_VULTR_IP_ADDRESS_OR_DOMAIN/
Se a página de instalação do Backdrop CMS não aparecer no seu navegador, basta adicionar index.php
ao final do URL:
http://YOUR_VULTR_IP_ADDRESS_OR_DOMAIN/index.php
A maioria das opções de instalação do Backdrop CMS é auto-explicativa, mas aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:
Escolha o seu idioma e clique no botão ” Save and Continue
“.
Depois de executar o script de instalação, basta digitar os seguintes detalhes no Configure site page
:
Site name: <Your preferred site name>
Username: <Your preferred username>
E-mail address: <Your email address>
Password: <A secure password>
Default time zone: <Appropriate time zone>
Clique em ” Save and Continue
“
Você será redirecionado automaticamente para a página inicial do seu site.
Se você ainda não configurou seu DNS Vultr, esse provavelmente deve ser o próximo passo.
Agora você está pronto para começar a adicionar conteúdo e configurar a aparência do seu site. Não deixe de conferir o excelente Guia do Usuário do Backdrop CMS para obter mais informações sobre como você pode criar e configurar seu site.