Como instalar o Backdrop CMS 1.8.0 em um Debian 9 LAMP VPS

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Tempo estimado de leitura: 5 min

Contexto O CMS 1.8.0 é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) simples e flexível, otimizado para dispositivos móveis, gratuito e de código aberto que permite que os web designers projetem sites da web incríveis sem qualquer conhecimento de linguagens de programação da web. O CMS 1.8.0 oferece um controle de acesso avançado, uma API robusta, instalação complementar integrada e é projetado tendo as melhores práticas de segurança da Web em mente.

Neste tutorial vamos instalar o Backdrop CMS 1.8.0 em um VPS de 9 LAMPs Debian usando o servidor web Apache, PHP 7.1, e um banco de dados MariaDB.

Pré-requisitos

  • Uma instância limpa do servidor Site & Site Debian 9 com acesso SSH

Etapa 1: adicionar um usuário do Sudo

Vamos começar adicionando um novo sudousuário.

Primeiro, entre no seu servidor como root:

ssh [email protected]_VULTR_IP_ADDRESS

sudocomando não é instalado por padrão na instância do servidor Site & Site Debian 9, então vamos instalar primeiro sudo:

apt-get -y install sudo

Agora adicione um novo usuário chamado user1(ou seu nome de usuário preferido):

adduser user1

Quando solicitado, insira uma senha segura e memorável. Você também será solicitado para o seu “Nome Completo” e alguns outros detalhes, mas você pode simplesmente deixá-los em branco, pressionando ” Enter“.

Agora, verifique o /etc/sudoersarquivo para certificar-se de que o sudoersgrupo esteja ativado:

visudo

Procure por uma seção como esta:

%sudo        ALL=(ALL:ALL)       ALL

Esta linha nos diz que os usuários que são membros do sudogrupo podem usar o sudocomando para obter rootprivilégios. Deve ser descomentado por padrão, então você pode simplesmente sair do arquivo.

Em seguida, precisamos adicionar user1ao sudogrupo:

usermod -aG sudo user1

Podemos verificar a user1associação ao grupo e verificar se o usermodcomando funcionou com o groupscomando:

groups user1

Agora use o sucomando para mudar para a nova user1conta de usuário do sudo :

su - user1

O prompt de comando será atualizado para indicar que você está logado na user1conta. Você pode verificar isso com o whoamicomando:

whoami

Agora, reinicie o sshdserviço para que você possa efetuar login sshcom a nova conta de usuário sudo não-raiz que você acabou de criar:

sudo systemctl restart sshd

Saia da user1conta:

exit

Saia da rootconta (que desconectará sua sshsessão)

exit

Agora você pode sshentrar na instância do servidor do seu host local usando a nova user1conta de usuário sudo não raiz :

ssh [email protected]_VULTR_IP_ADDRESS

Se você deseja executar sudosem ter que digitar uma senha toda vez, abra o /etc/sudoersarquivo novamente, usando visudo:

sudo visudo

Edite a seção do sudogrupo para que fique assim:

%sudo   ALL=(ALL) NOPASSWD: ALL

Por favor note: Desabilitar o requisito de senha para o usuário sudo não é uma prática recomendada, mas está incluída aqui, pois pode tornar a configuração do servidor muito mais conveniente e menos frustrante, especialmente durante sessões de administração de sistemas mais longas. Se você estiver preocupado com as implicações de segurança, sempre poderá reverter a alteração da configuração para o original depois de concluir as tarefas de administração.

Sempre que você quiser efetuar login na rootconta de usuário a partir da conta de sudousuário, use um dos seguintes comandos:

sudo -i
sudo su -

Você pode sair da rootconta e voltar para sua sudoconta de usuário a qualquer momento simplesmente digitando:

exit

Etapa 2: Atualize o Sistema Debian 9

Antes de instalar qualquer pacote na instância do servidor Debian, nós iremos primeiro atualizar o sistema.

Certifique-se de ter efetuado login no servidor usando um usuário sudo não-root e execute os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get -y upgrade

Etapa 3: instalar o servidor da Web Apache

Instale o servidor da web Apache:

sudo apt-get -y install apache2 

Em seguida, use o systemctlcomando para iniciar e permitir que o Apache seja executado automaticamente no momento da inicialização:

sudo systemctl enable apache2
sudo systemctl start apache2

Verifique seu arquivo de configuração do site padrão do Apache para garantir que a DocumentRootdiretiva aponte para o diretório correto:

sudo vi /etc/apache2/sites-enabled/000-default.conf 

DocumentRootopção de configuração deve ficar assim:

DocumentRoot "/var/www/html"

Agora salve e saia do arquivo e ative o mod_rewritemódulo do Apache:

sudo a2enmod rewrite

Vamos reiniciar o Apache no final deste tutorial, mas reiniciar o Apache regularmente durante a instalação e configuração é certamente um bom hábito, então vamos fazer agora:

sudo systemctl restart apache2

Etapa 4: Instalar o PHP 7.0

Agora podemos instalar o PHP 7.0 junto com todos os módulos PHP necessários para o Backdrop CMS:

sudo apt-get -y install php php-gd php-mbstring php-common php-mysql libapache2-mod-php php-curl

Etapa 5: Instale o MariaDB (MySQL)

O Debian 9 usa como padrão o banco de dados MariaDB, que é um substituto avançado, totalmente aberto, desenvolvido pela comunidade, para o MySQL.

Instale o banco de dados MariaDB:

sudo apt-get -y install mariadb-server

Inicie e permita que o MariaDB seja executado automaticamente no momento da inicialização:

sudo systemctl enable mariadb
sudo systemctl start mariadb    

E proteja sua instalação do servidor MariaDB:

sudo mysql_secure_installation

rootsenha provavelmente ficará em branco, então pressione ” Enter” quando for solicitada a rootsenha.

Quando solicitado a criar um rootusuário MariaDB / MySQL , selecione ” Y” (para sim) e insira uma rootsenha segura . Simplesmente responda ” Y” a todas as outras perguntas sim / não, pois as sugestões padrão são as opções mais seguras.

Etapa 6: Criar Banco de Dados para o CMS de Cenário

Faça o login no shell do MariaDB como o rootusuário do MariaDB , executando o seguinte comando:

sudo mariadb -u root -p

Para acessar o prompt de comando do MariaDB, basta digitar a rootsenha do MariaDB quando solicitado.

Execute as seguintes consultas para criar um banco de dados e um usuário do banco de dados MariaDB para o Backdrop CMS:

CREATE DATABASE backdrop_db CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_general_ci;
CREATE USER 'backdrop_user'@'localhost' IDENTIFIED BY 'UltraSecurePassword';
GRANT ALL PRIVILEGES ON backdrop_db.* TO 'backdrop_user'@'localhost';
FLUSH PRIVILEGES;
EXIT;

Você pode substituir o nome do banco de dados backdrop_dbe o nome de usuário backdrop_userpor algo mais a seu gosto, se preferir. Além disso, certifique-se de substituir ” UltraSecurePassword” por uma senha realmente segura.

Etapa 7: Instalar os arquivos CMS do Backdrop

Altere seu diretório de trabalho atual para o diretório da web padrão:

cd /var/www/html/

Se você receber uma mensagem de erro dizendo algo como, em 'No such file or directory'seguida, tente o seguinte comando:

cd /var/www/ ; sudo mkdir html ; cd html

Seu atual diretório de trabalho agora deve ser: /var/www/html/. Você pode verificar isso com o pwdcomando (diretório de trabalho de impressão):

pwd

Agora use wgetpara baixar o pacote de instalação do Backdrop CMS:

sudo wget https://github.com/backdrop/backdrop/releases/download/1.8.0/backdrop.zip

Por favor, note: Você deve definitivamente verificar a versão mais recente, visitando a página de download do Backdrop CMS .

Liste o diretório atual para verificar se você fez o download do arquivo com sucesso:

ls -la

Vamos instalar rapidamente unzippara que possamos descompactar o arquivo:

sudo apt-get -y install unzip

Agora descompacte o arquivo zip:

sudo unzip backdrop.zip

Mova todos os arquivos de instalação para o diretório raiz da web:

sudo mv backdrop/* /var/www/html

Altere a propriedade dos arquivos da web para evitar problemas de permissão:

sudo chown -R www-data:www-data *

Vamos reiniciar o Apache novamente:

sudo systemctl restart apache2

Agora estamos prontos para avançar para a etapa final.

Etapa 10: Instalação completa do CMS do Backdrop

Antes de executar o instalador do Backdrop CMS, primeiro editaremos o arquivo de configurações do Backdrop CMS settings.phppara garantir que o Backdrop CMS detecte corretamente as configurações do banco de dados. Certifique-se de estar no diretório webroot e abra o arquivo de configurações:

sudo vi settings.php

Agora encontre a seguinte linha em settings.php:

$database = 'mysql://user:pa[email protected]/database_name';

Edite-o para que fique assim:

$database = 'mysql://backdrop_user:[email protected]/backdrop_db';

Agora estamos prontos para executar o instalador do Backdrop CMS, portanto, visite o endereço IP da sua instância do servidor Vultr no seu navegador, ou se você já tiver configurado suas configurações de DNS da Vultr (e se tiver tempo suficiente para propagá-las), visite o domínio:

http://YOUR_VULTR_IP_ADDRESS_OR_DOMAIN/

Se a página de instalação do Backdrop CMS não aparecer no seu navegador, basta adicionar index.phpao final do URL:

http://YOUR_VULTR_IP_ADDRESS_OR_DOMAIN/index.php

A maioria das opções de instalação do Backdrop CMS é auto-explicativa, mas aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

Escolha o seu idioma e clique no botão ” Save and Continue“.

Depois de executar o script de instalação, basta digitar os seguintes detalhes no Configure site page:

Site name: <Your preferred site name>

Username: <Your preferred username>
E-mail address: <Your email address>
Password: <A secure password>

Default time zone: <Appropriate time zone>

Clique em ” Save and Continue

Você será redirecionado automaticamente para a página inicial do seu site.

Se você ainda não configurou seu DNS Vultr, esse provavelmente deve ser o próximo passo.

Agora você está pronto para começar a adicionar conteúdo e configurar a aparência do seu site. Não deixe de conferir o excelente Guia do Usuário do Backdrop CMS para obter mais informações sobre como você pode criar e configurar seu site.

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